terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Apoio e incentivo à amamentação em situações de emergência

Embora os meios de comunicação peçam leite em pó e mamadeiras como donativo para populações vitimadas por situações de emergência, a precariedade logística e de infra-estrutura costuma ser uma constante nos abrigos, apesar de todos os esforços empreendidos por voluntários. Nesse cenário, lavar e esterilizar mamadeiras devidamente parece ser um desafio grande demais, quando não impossível.


Esses fatos, somados a tantos outros, fazem com que a orientação dos órgãos internacionais de saúde seja incentivar e apoiar a amamentação em situações de emergência, como mostram os vídeos.



2 comentários:

  1. Tibas, vi esta situação na sexta em Friburgo - uma familia inteira alojada em um espaço comercial que foi cedido, com 6 crianças e um recém-nascido de 12 dias...convernsando com a mãe, fui delicamente perguntando se ela estava amamentando, elogiando o bebê que era lindo, etc...primeira ela me disse que sim, que tinha leite, que o bebê mamava bem, e que havia amamentado os outros filhos...num outro momento, me contou baixinho que havia dado uma mamadeira da Nan para o bebê, para "ajudar"...imagino a barra que ela está enfrentando, mas não cedi: lembrei a ela as condições em que estavam, o risco de ficar preparando mamadeira, a segurança que era dar apenas o peito - algo a menos para se preocupar. Espero que ela consiga dar seguimento. E tudo dependerá tambem de quem está cuidando desta mãe e a apoiando né..
    parabéns, seu blog muito lindo, divulguei entre as professoras da de enfermagem área materno-infantil da UERJ
    bj
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Lena, as pessoas doam leites artificiais e mamadeiras achando que estão fazendo um bem às pessoas, ignorando completamente os perigos que isso trás.
    E como é importante ter alguém pra tentar diluir esse equívoco!
    Obrigada pelos elogios e super obrigada por divulgar o blog em sua área.
    Beijos
    Tibas
    (esse é meu apelido)
    PS: eu já havia respondido, mas o texto sumiu. Daí reescrevi...

    ResponderExcluir