quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Esclarecimentos sobre o leite em pó em situações de emergência

A Região Serrana do Rio de Janeiro está sofrendo horrores com a fúria das águas que praticamente distruíram cidades nesses últimos dias. Em ocasiões assim, os donativos são essenciais e dentre os alimentos não-perecíveis pedidos, está o leite em pó.

Em 2010, quando as chuvas atingiram Angra dos Reis e localidades da região metropolitana do Rio, eu e Franz Novak -pesquisador do Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, enviamos o texto que reproduzo abaixo para os órgãos de imprensa.

"O leite em pó é um dos principais itens na lista de doações de alimentos pedida à população para as vítimas das enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro. Entretanto não podemos esquecer que para ser
preparado, o mesmo precisa ser diluído em água potável ou pelos menos filtrada e fervida (nos locais onde não exista água potável).

Cabe lembrar que em situações de desastres ambientais e emergências, obter água potável é muitas vezes um grande desafio, quando não uma impossibilidade. Nessas ocasiões, a água sem qualidade pode constituir-se em foco de contaminação.

Por isso, as autoridades devem esclarecer a toda a população que é indispensável a atenção à limpeza e à qualidade da água a ser oferecida para as vítimas, sob o risco das ações de auxílio se converterem em foco de maiores problemas.

Portanto, o leite em pó apenas será um alimento apropriado se for diluído em água limpa e administrado às crianças por intermédio de recipientes limpos e perfeitamente higienizados."
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário