quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Novelas: ora se promove métodos seguros para alimentar bebês, ora parece que se quer destruir aquilo que foi construído

Por sugestão de uma frequentadora do blog, comento neste post o modo -ou melhor, os modos- com que o tema da amamentação vem sendo tratado nas novelas.

Antes de mais nada, temos que atentar para o fato de que no Brasil as novelas ditam comportamentos para a sociedade. Portanto a inserção de um produto ou procedimento em suas cenas tende a influenciar as pessoas, mesmo que elas não se dêem conta disso.

Durante minha pesquisa, colecionei produções que tratavam do assunto e atentei para cenas de novelas e programação televisiva em geral. O que muitas vezes constato é um esforço dos programas telejornalísticos em transmitir as recomendações internacionais a favor do aleitamento materno. Já quanto às novelas ou seriados, me parece ser necessário e mesmo urgente que as equipes de redatores, diretores, produtores e atores sejam informadas acerca da realidade do tema, pois ora se defende o aleitamento, ora se faz apologia do uso da mamadeira.

Temos que considerar três dados importantes que se interligam:
1) Os fabricantes de mamadeiras, chupetas e leites artificiais têm na Região Sudeste seu maior mercado. Tanto é que nas pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde a região se mantém com os mais baixos índices de aleitamento;
2) A Região Sudeste é justo a produtora da maior parcela de conteúdos culturais, disseminados para o restante do país;
3) As indústrias citadas são anunciantes dos meios de comunicação que publicam tais conteúdos.

Trata-se, assim, de uma engrenagem muito amarrada. Entretanto as próprias novelas já demonstraram sua maestria em divulgar condutas adequadas com relação à alimentação infantil, como ocorreu na cena de Cama de Gato -novela das 18h da TV Globo, quando a administração de leite (do banco de leite do hospital) em copinho a bebê prematuro e o Projeto Mãe Canguru foram citados de maneira delicada e informativa:




Porém, na atual novela (rural) transmitida neste mesmo horário, Araguaia, os personagens Cirço e Pérola protagonizaram uma cena com mensagem radicalmente oposta à anterior: o amoroso futuro pai tráz presentes à sua esposa grávida num gesto de extremo zelo. A cena acontece aos 2:47 min do vídeo a seguir.




Há muitas outras cenas que tratam da questão. Agradeço aos leitores do blog pela sinalização desses pequenos momentos que potencialmente podem contribuir para a tão urgente mudança de cultura sobre a segurança alimentar infantil ou reforçar ainda mais a noção equivocada de que a mamadeira é um método seguro para alimentar bebês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário