sábado, 8 de janeiro de 2011

Muita gente respira pela boca

O bebê que é alimentado por mamadeira, como já dito, precisa elevar a língua ao céu da boca para contrair o bico do produto. Esse movimento é inteiramente diferente da sucção (quando a língua se projeta para fora da boca numa sofisticada dinâmica com o seio materno).

A arcada dentária do bebê, então, se desenvolve diferentemente. A mordida fica aberta, e como não consegue cerrar a boca, a criança passa a respirar por ela (respiradores bucais). O ar chega sujo aos pulmões (pois não pode contar com os filtros capilares do nariz). Isso poderá causar problemas com rinite, otite e no futuro trazer até consequências posturais para a criança.

Não é à toa que se tornaram tão comuns os aparelhos ortodônticos. Existem aparelhos coloridos! Um grande mercado está em plena expansão ...
E essa boquinha aberta, típica dos respiradores bucais, chega a ser aceita como atributo de beleza em crianças e nas suas representações.

Abaixo alguns exemplos da arcada aberta em adolescentes e adultos e algumas imagens de bonecas daquelas que se parecem com bebês de verdade, encontradas na internet.








Nenhum comentário:

Postar um comentário