domingo, 20 de março de 2011

A quinta mamadeira

Modelo 5: Chicco – Itália

A mamadeira [angular fisiológica Chicco] permite aleitar a criança na posição correta, proporcionando uma mamada natural desde os primeiros dias de vida. A forma larga especial e a borracha flexível do bico oferecem as melhores condições possíveis para o aleitamento são.[1]

CríticaA aliança mundial em prol da amamentação aconselha que as crianças sejam alimentadas ao seio de maneira exclusiva (sem água, chás ou sucos) até os seis meses. Outros alimentos devem ser acrescentados aos poucos, em conduta a ser mantida idealmente até os dois anos ou mais. O Código Internacional de Sustitutos do Leite proíbe que as indústrias utilizem recursos promocionais que se refiram à substituição do leite materno pelo artificial. No entanto, contrariando a norma, os fabricantes recomendam a utilização da mamadeira Chicco “desde os primeiros dias de vida”, defendendo a conduta como determinante de um “aleitamento são”.

DesignEmbora o resultado formal da mamadeira alcance extrema beleza, digna da tradição italiana de design, a empresa vem sendo alvo constante de denúncias pela IBFAN, seja por violar o Código Internacional, seja pelo fato de a empresa recomendar a mamadeira e a chupeta desde os primeiros dias de vida do bebê. O material promocional representa o procedimento com imagens ou fotos de bebês nas embalagens, além de lançar linha de brinquedos infantis que incliu a mamadeira como acessório de bonecas. 


[1] Disponível em www.chicco.pt. Acesso em agosto de 2009.

2 comentários:

  1. "A aliança mundial em prol da amamentação aconselha que as crianças sejam alimentadas ao seio de maneira exclusiva (sem água, chás ou sucos) até os seis meses."
    NÃo há possibilidade de amamentar um bebe ate os 6 meses de idade pois a licença obrigatória eh de 4 meses, hj eh meu 1 dia no trabalho e meu bebe so tem 4 meses, sendo assim tive que recorrer a mamadeira, papinha e suco , mesmo assim está muito difícil pois ele nao quer pegar a mamadeira.

    Se funcionários públicos tem direito a 6 meses de licença todos deviam ter, pois somos todas mulheres e crianças iguais, o governo esta ERRADO vc deveria fazer uma matéria sobre isso! Enfim Precisamos das mamadeiras!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, Priscilla, a licença maternidade precisa ser ampliada para todos.
    Porém, quanto ao fato de você ter que alimentar seu filho com mamadeira a partir de agora,´há opção: ordenhar seu leite (de preferência manualmente) e administrá-lo ao bebê em um copo. Pode parecer mais complicado, mas há muitas mães conseguindo fazê-lo e há posts aqui no blog e em vários espaços da internet falando sobre isso, mostrando como acontece.
    Desejo a você um retorno tranquilo ao trabalho (passei exatamento por isso, nesta fase também), e tudo de bom pra sua família :o)

    ResponderExcluir