segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mamadeiras 6 e 7: MAM e Adiri - EUA

A nova mamadeira MAM [Ultivent] foi projetada especificamente para funcionar como a amamentação. (...) O design é um elemento extremamente relevante para a empresa. MAM loves me (http://www.mambaby.com/).


Para pais iniciantes ou experientes, a escolha entre amamentação e mamadeira pode produzir uma vasta lista de pros e contras. (...) [Adiri Natural Nurser] é projetada para simular a aparência e a sensação de uma mamada real (www.core77.com/bullits/2007/08/Whipsaw-Adiri-Natural-Nurser.asp).

Crítica: A simulação de capacidades humanas por produtos é colocada como função da atividade da indústria e do design. Aqui cabe o esclarecimento de Andrew Radford, coordenador nacional da organização não governamental Baby Milk Action:

A ideia de substituir leite materno por artificial pode ser comparada à de sugerir que substituam os rins por aparelhos de diálise. Ambos, aparelhos de diálise e leites artificiais cumprem um papel que pode salvar vidas, mas usálos no lugar dos órgãos originais do corpo humano é desperdício de recursos. Felizmente ninguém sugeriu que os rins não sejam capazes de eliminar os resíduos do corpo. Por outro lado, a alimentação por mamadeira tem sido promovida como alternativa viável ao leite materno. (...) A amamentação é boa para os bebês e para as mães e o leite materno é um produto ecologicamente saudável. A mamadeira causa a morte de um milhão e meio de bebês por ano e prejudica a saúde de inúmeros outros (Radford, 1992).

Design: Analisando os modelos separadamente, nota-se que a MAM Ultivent tem o arrojo de não utilizar a transparência do plástico, optando pelo polipropileno colorido - material opaco. Como a maioria dos modelos já apresentados, possui abertura interna para facilitar a lavagem. Um sistema de ventilação ali posicionado, permite a saída do ar, evitando as bolhas.

A mamadeira Adiri efetivamente inova. Com relação à forma, minimaliza a aparência das mamadeiras, aproximando o produto da configuração da mama feminina de maneira não caricata. Com relação à estrutura, reduz sensivelmente o número de peças por empregar técnica de injeção que une material de diferentes densidades em uma só peça, ou seja, a área flexível do bico se estende por todo o corpo do produto, sendo envolvida pela peça colorida, do mesmo material, porém em densidade maior. Este recurso concede rigidez à estrutura na área da pega (entre as duas partes não há espaço algum). Como o modelo anterior, recorre a perfurações na tampa inferior para a saída de ar. Agraciada pelos prêmios IDEA e MDEA 2008, utiliza imagem de bebê de poucos meses em seu material promocional online. Tais premiações agregam ainda mais valor aos produtos, como se eles fossem meios seguros de alimentação infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário