sábado, 22 de outubro de 2011

Uma espécie de publicidade?



Comentei em post anterior sobre o "efeito colateral" de matérias sobre a proibição de BPA (Bisphenol A) em mamadeiras. A impressão que me dá é que elas resultam  numa publicidade a mais para esse produto.

Nesta matéria, exibida pelo Fantástico em 16 de maio de 2010, mães dizem ter como critério de escolha do produto a cor (menino ou menina). O tom da matéria (vide título) é de alerta sobre um grave perigo, mas uma infinidade de mamadeiras aparece no vídeo. Ao público é enfatizado que apenas as que podem liberar o polímero BPA são perigosas.

Porém, ao final da matéria o pediatra entrevistado nos dá um alento, recomendando fortemente a amamentação. Ele apresenta bons argumentos, ilustrados por imagens de bebês sendo aleitados por suas mães. Mas isso acaba soando como um sussurro.

Ok, já vimos que é complicado "abrir o verbo" contra as mamadeiras num veículo movido a comerciais que incluem justo os fabricantes de leites artificiais.

Mas a recomendação do pediatra assim fica TÃO suave, TÃO discreta perante o sortimento de produtos que apareceram antes que eu penso: PUTZ, há de haver uma maneira mais eficaz de falar do assunto sem contribuir tão abertamente para o prosseguimento do consumo da mamadeira.

Assim é incentivo.

2 comentários:

  1. Querida, você viu isso: http://www.bebebottlesling.com/bebe_bottle_sling_instructions.htm
    Um beijo,
    Simone de Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Olá, estivi hj no debate na Fiocruz do seu trabalho.
    E adorei, vc esta de parabéns, inclusive pela persistência em concluir essa tese!
    Cheguei em casa e já vim logo visitar o flog, dei uma olhada rápida, o post do cordel arretado, é um máximo. Depois voltarei com mais calma, me tornei seguidora.

    Como disse a Janaina hj, eu tb poderia estar em casa descançando ou dormindo, mas fiz uma ótima escolha em ir prestigiar o seu conteúdo.
    Parabéns!!!

    E pode ter certeza que hoje você conquistou muitas formiguinhas para te ajudarem nessa luta.

    Bjs Bruna Rosa (bruninhasantannaroa@hotmail.com)

    ResponderExcluir