sábado, 11 de fevereiro de 2012

Aumentar ou reduzir os seios?

Acabo de saber de um problema de censura no Facebook: Emma Kwasnica vem tendo sua página periodicamente retirada do ar por publicar fotos suas amamentando seu filho.

O link abaixo tem a notícia completa e é acompanhado de comentários de internautas. A maioria apóia a censura a tais fotos, considerando-as ofensivas, e outros manifestam sua indignação com tais comentários.

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/02/mulheres-comecam-campanha-para-liberacao-de-fotos-que-mostram-os-filhos-sendo-amamentados.html

O que tenho a dizer é que esta é a nossa realidade.

A cultura industrial fez com que muita gente, senão a maioria das pessoas, pense que a mamadeira é o meio correto de alimentar bebês, e que seios servem pra seduzir os homens e, mais recentemente, que eles podem e devem receber implantes de silicone para que fiquem mais e mais sedutores.

A força das indústrias e suas promessas de saúde e segurança para os bebês conseguiram até fazer com que a grande massa da população considere que crianças não devem brincar de amamentar e nem ter acesso a imagens de mães amamentando. Enquanto isso, sutiãs com enchimento para crianças são lançados por marcas queridinhas dos consumidores.

E então verifico o quanto a civilização vem involuindo, pois quanto mais acesso temos à informação, menos buscamos por ela e menos critérios críticos possuímos para filtrá-la, absorvendo como "natureza" uma pasta amorfa e desprovida de quaisquer valores e sentido.

Eu não sabia dos males da mamadeira. Eu fui alertada pra isso. Entrei então em contato com uma luta mundial, uma coisa seríssima, coisa de OMS.

Tenho em mim a certeza de que quando as pessoas tomarem conhecimento desse problemão, mudarão suas posições.

Por isso acho muito positivo que toda essa M venha à tona.

Mulheres, a cultura amputou nossos seios e os transformou em brinquedinho inflável de sexshopp. Mulheres e homens, vasculhem a internet e encontrarão com facilidade informação científica em prol da amamentação e contra essa "viagem" que nos cega dizendo que a natureza é obscena e que o bom são os produtos (as mamadeiras, o silicone).

Acordar é a palavra certa.

2 comentários:

  1. Cris, já recebi advertência tanto do FB, quanto do Orkut...no Orkut, continuei utilizando essa imagem aqui: http://mylifeamongthetrees.blogspot.com/2010/07/breastfeeding-ad.html e hj pela manhã ao abrir meu perfil, fui alertada sobre sua exclusão por conteúdo de imagem pornográfica... ¬¬ Um rosto de bebê, foi denunciado por uma pessoa que não tinha uma pia de louça suja ou um tanque de roupa p/ esfregar...e o pior é a administração desses sites não buscar informações profundas, exclui e pronto! Fácil!

    ResponderExcluir
  2. Jô,
    Sei lá, acho até que também poderei ser advertida, mas postei no Facebook o seguinte comentário:

    Aos administradores do Facebook: eu imagino que a atual polêmica sobre a censura e advertência a pessoas que postam imagens de amamentação (seios e bebês) esteja mobilizando a atenção e o questionamento de vocês. Faço uso então dessa incrível ferramenta que é o FB pra dizer que vocês têm o poder de contribuir muito expressivamente para que o consenso científico internacional - conquistado há quase 40 anos e liderado pela OMS - a favor da amamentação e contra a morbimortalidade infantil provocada pelos leites artificiais e pelas mamadeiras, alcance as pessoas. Estamos todos embriagados pelo discurso promocional do consumo e da indústria.

    ResponderExcluir