quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mamadeira x amamentação em livro da OMS sobre cartazes de saúde pública

Aleitamento materno frente à alimentação por mamadeira

Amamente seu filho o maior tempo possivel

Recentemente chegou pelo correio a encomenda que fiz: o livro "Public Health Campaigns: getting the message across", publicação da Organização Mundial de Saúde.

Na disciplina "Projeto VII", dou uma aula sobre Comunicação Pública e esta coletânea mundial de cartazes sobre o tema da saúde me será muito útil.

Há um capítulo dedicado à amamentação, do qual destaco esses dois cartazes pelo fato de neles estar presente a comparação entre a alimentação natural e a artificial.

Estranhamente, não há registro da origem desses cartazes em qualquer parte do livro. A ausência de texto do primeiro cartaz e o alfabeto estranho (e lindo!) do segundo agravam a situação.

Ambos pretendem dizer que o aleitamento materno é a maneira segura e saudável de alimentar bebês: as crianças amamentadas são representadas de maneira saudável, enquanto aquelas que se alimentam por intermédio da mamadeira são pálidas, magras e frágeis.

É efetivamente isso que acontece, mas a publicidade das indústrias de leites artificiais sempre nos mostrou o contrário. E daí fica difícil um entendimento dessas imagens a nível global. Porque imagens muitas vezes não valem mais do que mil palavras.

Explico.

Pra muitos grupos sociais, o ato de recorrer à mamadeira é "cometido" com a intenção de possibilitar aumento de peso ao bebê. E isso muitas vezes é o que acontece: o organismo humano não é preparado para processar a proteína animal e fica ali, lutando para fazê-lo enquanto ficamos com a impressão de que a criança está muito mais saciada com aquele alimento. E essa "luta" abre as portas para a obesidade infantil, que no iniciozinho é muito comemorada em nossa cultura.

Então, uma imagem que mostre  a mamadeira provocando magreza e apatia em crianças nos soa muito entranho. Aprendemos a confiar naquilo que vemos, e se a criança engorda, isso pra nós significa que ela está mais saudável.

Escapa à minha capacidade, pelo menos aqui e agora, entender porque algumas crianças definham com a alimentação artificial e outras aumentam de peso (embora tenha aprendido com meus estudos que estas últimas, mesmo que aparentemente gordas, não atingem a mesma saúde das crianças amamentadas). Só sei que a mensagem desses cartazes não é de alcance global, mas local.

Por isso, repito aqui o documentário "Fórmula Fix", pensando que -por esse e por vários outros motivos- a questão amamentação x mamadeira não pode prescindir de argumentos mais enfáticos do que uma ilustração comparativa.


2 comentários:

  1. posso sugerir?
    pra continuar seu argumento, aqui a imagem da mamadeira está relacionada a bbs gordinhos pq geralmente as mães têm condições mínimas de saneamento básico e conseguem ao menos ferver a água q será misturada ao LA e esterelizar de algum modo a mamadeira

    ResponderExcluir
  2. Faz sentido, Gabriela... Os bebês não ficam desnutridos, mas supernutridos de maneira equivocada, dando a partida pra obesidade. Valeu pela observação!

    ResponderExcluir