quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Baixo Bebê agora é Baixo Nestlé




Domingo à tarde, dia bonito, meu marido iria pro Leblon e decidi pegar uma carona pra ver o mar. Pois é, não é incomum morar no Rio de Janeiro e raramente ver o mar...

A orla estava sem trânsito em uma das pistas, muito alegre, cheia de gente. Localizei o Posto 12, que dizem ser o ponto mais concorrido das praias cariocas pra esse verão.

E, seguindo, deparei com um quiosque da ... Nestlé. Um display com potes de papinhas e caixinhas de Nestogeno ganhava destaque no cenário. Famílias com bebês pequenos e crianças coloriam o lugar e, pra meu espanto, uma área bem grande e cercada, com brinquedos coloridos como casinhas e pula-pula (algo assim), ocupava a areia. Tudo da Nestlé, com personagem etc.

Foi então que a ficha caiu: não existe mais o Baixo Bebê, um quiosque simples e simpático que, há muitos anos, inventou uma área infantil na beira da praia do Leblon. Agora a ideia foi absorvida pela Nestlé, que decerto comprou os direitos de exploração comercial do local e fundou o que eu chamo aqui de "Baixo Nestlé".

Eu fiquei boberona. Depois de alguns minutos saquei o celular e tirei essas fotos. Nas mesinhas, todas lindinhas, baldes lotados de canetas coloridas de vários tipos e espessuras estavam à disposição para serem usadas pelas crianças. Para desenhar? Não de imediato, porque o quiosque fornece folhas com desenhos para colorir (muito melhor conduzir do que liberar, né não?), e é o que as quatro ou seis meninas que encontrei estavam fazendo.

Nas tais folhas, o ursinho-personagem chega carregado pela... cegonha. E o slogan principal, colorido, logo abaixo do símbolo da Nestlé diz "Começar saudável para crescer saudável".
Putz, olha a mensagem supliminar que se compõe com esses elementos na cabeça das crianças que, cuidadosamente, ficarão alguns minutos colorindo o papel! Produtos Nestlé desde o nascimento!

Daí, nesta terça-feira, saí de taxi da PUC para participar de um evento na Urca. Fui pela orla, e me deparei com mais duas áreas de areia também vendidas para outras empresas, cujos nomes acho que recalquei...

Então eu penso nos frequentadores das praias, mas também naqueles jovens talentosos que, em seus empregos novinhos em folha, aplicam o conhecimento adquirido em seus cursos universitários, planejando e projetando esses banners, essas folhinhas, esses rótulos...

Não sei sobre empresas em geral, mas sobre essa eu sei: no site da Nestlé ela exibe o título de "Autoridade Mundial em Nutrição". E daí eu penso, não dá MESMO pra ficar só com a informação que nos chega fácil aos ouvidos e depois se acomoda confortavelmente em nossas mentes. Tem que sair atrás, investigar um pouco que seja, pois mesmo o Google - ferramenta darling dos nossos tempos - é capaz de nos contar muito mais, de retirar os lindos panos que encobrem a bela fachada dos quiosques da Praia do Leblon. 

6 comentários:

  1. Pois é, Clara... O problema é que essa indústria está cada vez mais em alta e, em alta conta para os consumidores.

    ResponderExcluir
  2. Nada contra.Frequento o Baixo bebê com meu filho e curto tudo que nos é ofetecido.

    ResponderExcluir
  3. Nada contra.Frequento o Baixo bebê com meu filho e curto tudo que nos é ofetecido.

    ResponderExcluir
  4. Evidente que cada um é livre pra decidir, Neusa. O fato ocorreu em 20013, durante o verão, e não mais está lá. Minha intenção aqui é contribuir na divulgação daquilo que fica escondido atrás da eloquência da publicidade, voz da cultura do consumo. Eu poderia pensar "eles não sabem o que dizem", mas, infelizmente, eles sabem. Tudo de bom!

    ResponderExcluir