domingo, 21 de abril de 2013

Sutiãs para amamentação: aprendendo a projetar


 






Desde que defendi minha tese, venho recebendo alunos que pretendem tratar do tema "alimentação infantil" em seus projetos. Quem os encaminha são os professores ou mesmo colegas que assistiram às apresentações periódicas que faço na PUC sobre o trabalho. De conversas informais, acabo acompanhando os projetos, mesmo que de longe. E me encanto com alguns resultados, assim como aconteceu com o plicativo Aleitamento para IPhone, tantas vezes comentado aqui e hoje disponível gratuitamente na Apple Store.

Neste post apresento o projeto de Bruna Lima, Nathália de Morais e Bárbara Mendes para a disciplina "Projeto 6", ministrada pelos professores Nathália Sá e Daniel Malaguti.

O tema proposto a toda a turma foi "Nutrição e Saúde Infantil", e as meninas focaram seu interesse na seguinte indagação: Por quê as mulheres tantas vezes optam por não amamentar seus filhos?

Vale esclarecer aqui, de início, que esses trabalhos têm como primeira e principal finalidade o ensino do design, e não a geração de produtos acabados para o mercado. É um processo de aproximação do problema, de geração de alternativas de solução, desenvolvimento da alternativa considerada mais promissora, experimentação de protótipos junto ao público a que se destina aquele produto e acabamento final.

Então elas entrevistaram casais com filhos e casais "grávidos", ouvindo também a experiência de pessoas de várias idades.

Aqui, passo a palavra às meninas:


Muitas mães entrevistadas afirmam que tiveram problemas, enquanto amamentavam, no que diz respeito à inibição e exposição do seio. Ao mesmo tempo, muitas reclamaram da falta de opção e funcionalidade de um vestuário adequado para amamentação. Além de serem muito genéricas para atingir um maior público, as ofertas deste tipo de produto são limitadas e de alto custo, são pouco convidativas, mas acabam sendo a única opção devido à sua necessidade.

Identificamos como oportunidade o desenvolvimento de recursos que auxiliem nas pequenas questões comportamentais que o ato de amamentar necessita, como facilidades no vestuário, ou no apoio correto da criança, entre outros. O foco é solucionar alguns dos motivos revelados pelas mães, como vergonha, comodismo, ausência de facilitadores e outros.

Outra questão seria abordar a auto-estima materna. O pós-parto é um período de muita insegurança, mudança – física e psicológica – e responsabilidade para mulher, em que esta necessita do apoio e, principalmente, admiração do parceiro. Através das entrevistas e pesquisas lidas, observou-se que o período de amamentação acaba distanciando a mãe de seus parceiros, o que muitas vezes acaba reduzindo e prejudicando esse período. Este fato pode ser solucionado com a criação de recursos que façam com que a mulher, mesmo amamentando, e no pós parto, se sinta estimulada, vaidosa e admirada.




Como resultado, uma linha de sutiãs para a amamentação.

No primeiro, o recurso de fechamento normalmente encontrado em fronhas, quando uma parte transpassa a outra para o fechamento da peça. No sutiã, o bebê pode mamar sem que o seio materno fique muito exposto:




No segundo modelo, o recurso "cortininha", muito comum em biquines e de manuseio facilitado para a amamentação:


O último modelo gerado tem o recurso da abertura frontal, possibilitando uma forma elaborada do produto nas costas. Vale dizer que as deusas gregas inspiraram a configuração final dos produtos:


O cetim é bonito, mas muito escorregadio..., mas considero as soluções muito inteligentes, e delego isso à simplicidade, à atenção que o grupo demonstrou às coisas do cotidiano.

A verdade é que as soluções existem e os designers são profissionais que se parecem com extra-terrestres: têm um monte de antenas na cabeça, mesmo que invisíveis. Basta que as direcionem com muita pesquisa e seriedade para contribuir com as pessoas, provendo-lhes segurança e proteção, sem comprometer a necessidade de invenção e inovação, como disse Paola Antonelli (curadora de design do MOMA).

Parabéns às meninas e tudo de bom para as lindas modelos Sophia e Nina Leipner!


Nenhum comentário:

Postar um comentário