terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Quanta coisa....


Muitas coisas têm acontecido nos últimos dias:

- Uma matéria na Pais & Filhos acabou sendo retirada da revista online, provocou a retratação dos editores após firme manifestação de pessoas ligadas à defesa da amamentação, seguida de cartas da SBP e da Unicef em repúdio ao incentivo do texto ao consumo de fórmulas infantis por mamadeira, na "voz" de um personagem bebê;

- Manifestações também contra a naturalidade com que a ideia de dar mamadeiras aos filhos foi abordada em uma publicidade dos Supermercados Zaffari, do RS;

- O discurso altamente questionável e falacioso do Dr. José Bento, ginecologista que assessora (!) o programa Bem Estar, da TV Globo, numa série sobre as fases da gestação, em que "conselhos" absurdos foram dados, como passar limão nas mamas ou dar complemento a bebê prematuro (quando este estava bem orientado por seu pediatra a ter acesso em livre demanda à amamentação), só que de colherzinha. Eu assisti isso e, na hora, liguei pra TV Globo para fazer uma queixa. A pessoa me pediu todos os dados, me ouviu um pouco e, quando me dei conta, a ligação caiu. Caiu? É preciso ter muita atenção com discursos pretensamente pró-amamentação, pois eles podem, na verdade, dizer o contrário do que aparentam.

- a leitura que fiz de um boletim da IBFAN, de 2012: "Lucrando com o leite materno? Da ama de leite para os bancos de leite e para a distribuição pela internet", de Gillian Weaver, cujo link é http://www.ibfan.org.br/documentos/aa/doc-759.pdf. Impressionante e revoltante a capitalização da orientação da OMS, pois muita gente pelo mundo vem dando leite materno sim, só que ordenhado com bombas tira-leite (comércio) e administrado por mamadeiras (comércio). E muitas outras notícias que demonstram o quanto estamos cegados pela cultura industrial.

- Também me deparei, em conversas que tive em São Paulo, com temas como a terceirização da infância, a violência obstétrica, um mundo de complicadores que clamam pela atenção e ação de todos, a nível pessoal e coletivo.

E na noite de ontem, a entrevista do Dr. Daniel Becker ao programa Roda Viva veio dar um alento, tocando direto nos problemas e trazendo uma posição comprometida e sensata a esse momento muito louco que estamos vivendo.

http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/roda-viva-discute-saude-da-crianca-e-educacao-dos-filhos-nos-dias-atuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário