sexta-feira, 6 de março de 2015

Ó céus, onde estás que não respondes!



Eu consumo, tu consomes, ele consome, nós consumimos, vós consumis, eles consomem.

Este parece ser o mantra, a oração que se espera que pronunciemos com todo o ardor todos os dias de nossas vidas.

O que estamos dizendo? Ora, isso pouco importa. O Mercado, essa entidade que está acima de tudo e de todos, colocará incontáveis "sinais" de sua magnânima presença em frente aos nossos sentidos e, cada vez mais, os absorveremos sem nem mesmo perceber o que fazemos, para deles nos nutrir. A vida é uma coisa muito difícil e só o consumo pode nos salvar, com suas promessas de felicidade, alegria, estilo e humor.

E quanto mais cedo isso puder começar na vida das pessoas, melhor: respirou, pode consumir. E se um bebê ou uma criança não entende o que venha a ser isso, os adultos podem ensinar.


Chill, Baby Li'l Lager baby bottle é um lançamento da FRED and FRIENDS, uma empresa de Rodhe Island (EUA), que se diz (no texto de sua missão) focada em coisas bem concebidas, que solucionem problemas colocando um sorriso no rosto de quem as consome, sem que custem uma fortuna. Designers de todo o mundo projetam, em parceria com a empresa, produtos inesperados, engraçados e pessoais "que digam muito sobre você".

"Não!, não é cerveja, é apenas a velha boa fórmula infantil servida em uma garrafa plástica, livre de ftalato e de BPA, fácil de lavar".

"Eu sou o curador da minha própria vida" intenciona ser a frase a ser dita pelos consumidores desses produtos pretensamente tão inusitados e bem humorados.

O que dizer?
Só fico pensando no extenso e animado processo de desenvolvimento desse projeto, na empolgação dos designers profissionais e estagiários ao gerar ideias, arquivos, protótipos, pensando nas reuniões de apresentação, no dia da entrega para a produção, na chegada do produto final, na festa de seu lançamento, na produção esmerada dessa foto de divulgação.

Tanta energia dispendida, tanta ignorância reinante, tanta irresponsabilidade e impunidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário