domingo, 19 de junho de 2016

Uma exposição perturbadora




Estou chegando da exposição Com-ciência, da artista Patrícia Piccinini, de Serra Leoa.

Eu resisti um pouco a dedicar tempo em visitá-la. Achava que os trabalhos giravam muito em torno de conceitos fantasiosos, e não me interessam muito as produções fantasiosas...

Mas fiz bem em comparecer, porque logo entendi tratar-se de uma crítica a essa coisa doida de delegarmos aos produtos e às coisas tarefas que são nossa responsabilidade. No meu entender, a artista faz as seguintes indagações: o que acontecerá se a ciência prosseguir no caminho de gerar frutos que venham a nos servir de alguma forma? Que nível de autonomia os produtos poderão atingir? E que novo plano de vida e de relações poderá resultar disso?

Além das já costumeiras fotos tiradas pelos visitantes da mostra - o que prossigo estranhando e desgostando - reparei no encantamento das crianças com os seres de Patrícia. Quanto mais esquisitões e diferentes, mais seus olhos brilhavam de encantamento e afeto, mais eles queriam deles se aproximar.

Então cheguei à escultura mais aflitiva da exposição, o ser que amamenta o bebê.



Alimentar bebês é uma tarefa que tantas vezes, e há tanto tempo, a cultura do consumo nos conduz a delegar. Às mamadeiras. Aflitiva porque aqui se delega a amamentação a um ser geneticamente projetado para fazê-lo. Quanta tristeza nessa figura, quanta distância nesse olhar, que projeção terrível chegarmos a cogitar que as coisas um dia poderão chegar a esse ponto...



A partir daí fui vendo a tudo como um substitutivo de nós, de nosso afeto e cuidado. E compreendendo muito bem o quanto as crianças receberiam amorosamente esses seres. Se elas teriam algo a perder? Provavelmente, mas encontrariam um ponto bom de equilíbrio.  Já os adultos teriam muito, muito a perder ao ceder esse lugar de aconchego e proximidade com seus pequenos a esquisitos mas encantadores servos da mentalidade contemporânea.

A exposição se encerra no próximo domingo. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário