domingo, 30 de julho de 2017

Grandes Amigas do Peito!




Além de comprar peças de enxoval, berço e carrinho, e aguardar o nascimento de minha filha lavando todas as peças de roupa e fazendo bainha nas fraldas de pano, eu não fiz qualquer preparação especial para recebê-la. Ela nasceu, mamou muito bem o leite que eu tinha de sobra, e foi isso: simplesmente a amamentação aconteceu. Eu não me perguntei se deveria ou não amamentar. Eu e meus irmãos não o fomos. Ninguém me deu conselhos.

Mas havia ouvido falar muito de umas "tais" Amigas do Peito, grupo que começou em 1980. Apareciam na TV e nas revistas. A Bibi Voguel fez até propaganda de leite materno na TV. Tudo bem que assisti minha irmã mais velha amamentando seus filhos, mas por pouco tempo. Então vai ver que, de alguma forma e sem sentir, tive daquelas mulheres que eu achava bem "hippies" uma instrução que fez todo o sentido pra mim. Eu achava uma mágica poder produzir o alimento que fazia minha filha crescer.

Muito bem, eu só fui participar de uma reunião das Amigas do Peito quando já desenvolvia minha tese, bem "macaca-velha". Gostei. Pensava: poxa, teria sido bem legal se eu as tivesse procurado pra poder me informar sobre aquele lance que eu adorava fazer.

Com o tempo eu fui conhecendo o trabalho delas, por leituras, e as conhecendo e admirando também.

Até que na última sexta-feira fui à Maternidade Escola da UFRJ assistir à defesa de pós-graduação de Anilza Nolasco de Lima, que foi orientada por Marcus Renato de Carvalho em seu trabalho e contando com  Aline de Melo Aguiar em sua banca de avaliação. Anilza é uma das Amigas e, como disse Marcus, o evento ganhou escala de celebração ao reunir muitas mulheres daquele grupo para ouvi-la contar a história de todas elas.


O trabalho mostrou o quanto aquele grupo de mães, tidas como "hippies", colaborou e interferiu na construção das políticas públicas. Essas políticas ainda precisam melhorar muito, mas antes das Amigas as coisas eram muito mais precárias, acreditem. Será muito importante essa pesquisa ser publicada e reunidos os variados elementos que contam essa história de vanguarda no cenário brasileiro de organização da sociedade civil.


E um dado muito importante: em 2016 tivemos o XIV ENAM, Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em Florianópolis, SC (IBFAN Brasil). Foi o terceiro a que compareci e, nossa ... quanta riqueza nesses encontros, quanta troca e aprendizado! Pois bem, mas foram as Amigas do Peito que começaram com essa história em 1991 (!), olha que legal:




Meu próximo post vai ser dedicado a comentar que é possível, sim, fazer as coisas sem patrocínio comercial. Assim vem sendo com o ENAM durante todos esses anos, apesar do assédio das indústrias de leites artificiais e mamadeiras, patrocinadoras de tantos eventos na área (se não sabia, acredite). Esse é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno que acontece nestes primeiros dias de agosto: construir alianças sem conflito de interesses.

Encerro colocando um registro dos abraços das Amigas ...


... e mostrando também um desenho que fiz às pressas pra tentar trazer à companhia de Maria Lúcia Futuro (de costas, cabelo curto) esse grupo que fez tanto em defesa da amamentação (apenas ela estava em Florianópolis e receberia, sozinha, a homenagem às Amigas do Peito):




2 comentários:

  1. Simplesmente, muito valioso este resgate! Que homenagem da Anilza Nolasco às mulheres que iniciaram com garra este processo ! 👏👏👏

    ResponderExcluir