domingo, 9 de julho de 2017

Novidades tecnológicas



Além do foco nas mamadeiras, o blog procura monitorar os lançamentos da indústria de cuidados aos bebês de uma maneira geral, e hoje trago duas novidades que me foram noticiadas por amigos: a primeira é uma incubadora para transporte de bebês, e a segunda é uma roupa capaz de se expandir para acompanhar o crescimento das crianças.

Babypod 20
A gente sabe que a Fórmula 1 contribui no sentido de aumentar a segurança dos automóveis em geral, e que um dos exemplos disso é o airbag.

Agora a Advanced Healthcare Technology trabalhou com a Williams Advanced Engineering  (Equipe Williams) para criar uma incubadora para o Serviço de Transporte Agudo de Crianças do Great Ormond Street Hospital (Inglaterra). Os principais atributos do produto são: o custo menor do que as incubadoras em uso, e maior segurança para o bebê, graças ao "uso da mesma tecnologia, materiais e recursos de design que protegem os pilotos de Fórmula 1". Veja a imagem em maior detalhe:


Confesso que fiquei com "o pé atrás" ao saber da novidade. A gente cansa de ver produtos super-tecnológicos sendo lançados, mas muitos deles -no fundo, operam pra afastar cada vez mais as pessoas de suas habilidades naturais, edificando culturas difíceis de desconstruir depois (como a da mamadeira).

Embora eu tenha um interesse especial por incubadoras, não me senti apta a avaliar o Babypod 20, recorrendo à ajuda de pediatras com ampla experiência em UTI Neonatal.

É claro que eles emitiram suas impressões baseados apenas no artigo que lhes disponibilizei, publicado no Evening Standart, em 4/7/2017, mas sua vivência e expertise profissional e humana é capaz de nos fornecer referências para pensarmos no assunto.

Tenho a honra e a alegria de conhecer Dr. Héctor Martinez, um dos pediatras colombianos responsáveis pela concepção do método Mãe-Canguru, que consta de recredenciar o contato humano como solução para o aquecimento, aconchego e alimentação de bebês prematuros. Dele recebi a seguinte resposta:

Mientras para el niño no exista noxa alguna, solo lamento que la madre no sea la propia incubadora. ES LA MEJOR INCUBADORA (Embora não represente dano para a criança, só lamento que a mãe não seja a própria incubadora. ELA É A MELHOR INCUBADORA).

Os resultados alcançados pelo Mãe-Cangurú em todo o mundo, comprovam a afirmação de Dr. Héctor. Fico encantada também ao saber que o contato pele-a-pele permite que o ritmo do coração do bebê seja compassado pelo coração da mãe!







E o Dr. Luis Alberto Mussa Tavares, que atua como pediatra em Campos dos Goitacases - RJ, com uma extensa e primorosa dedicação à causa da prematuridade, respondeu:



Pelo que entendi, o equipamento não visa substituir a incubadora convencional, nem tampouco é concorrente do método Mãe-Canguru. Trata se de um dispositivo de transporte e uso breve, que serve para transferir um bebê daqui para ali. Faltam dados objetivos para avaliar o equipamento, mas parece tecnologia que pode beneficiar o homem, uma vez que ele a associe a instrumentos alimentados por amor, calor e leite materno.

Agradeço a colaboração de ambos, e concluo preliminarmente que o Babypod 20 tende a contribuir para o cuidado aos bebês em UTIs neonatais, mas me preocupo com o fato de que um equipamento desenvolvido baseado na Fórmula 1 tenha muito mais apelo junto às pessoas, do que a consciência de que a natureza humana nos dotou de capacidades que os produtos insistem em embotar.


Petit Pli

Projeto de graduação de Ryan Mario Yasin's, aluno do Royal College of Art (Londres), trata-se de uma linha de roupas infantis que se expandem conforme a criança cresce. Acesse o link e assista ao vídeo lá disponível para compreender melhor a ideia. A foto a seguir ajuda um pouco a compreender o sistema:



É como se a dimensão final das peças de roupa estivesse condensada numa estruturação geométrica do tecido. Quando exigida, ela se expande; quando em descanso ela se mantém.

Lendo a matéria, vemos que o material é impermeável e sintético. Cá com meus botões, fico pensando que maravilha seria se o projeto fosse adaptável para fibras naturais, que aquecem menos e permitem que o corpo respire. Eu me pergunto também quanto ao contato com a estrutura ainda comprimida: será agradável? Os modelos das roupas soam futurísticos, mas os considero muito bonitos e eles me parecem confortáveis.

Que beleza um projeto assim! Um super resultado alcançado pelo autor e seus professores!

Ficarei de olho nesses produtos, vigiando notícias sobre sua experiência de uso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário